Dicas
Postado em: 15/06/2020

Por que a contação de histórias é fundamental para as crianças?

Contar histórias para os pequenos é uma excelente forma de colocá-los em contato com o mundo da literatura e incentivar habilidades como a criatividade

Ler é viajar sem sair do lugar. E contar histórias para as crianças é antecipar para elas esse superpoder, possibilitando que conheçam vários mundos diferentes. Ao escutar uma história, os pequenos exercem e aprendem diversas habilidades, além de vivenciar experiências divertidas e marcantes, que vão ajudar a construir seu imaginário. Para exemplificar essa importância da contação de histórias para o desenvolvimento infantil, fizemos uma lista com alguns dos principais benefícios. Confira!

Criatividade e imaginação

Ao escutar uma história, as crianças tendem a imaginar os personagens e os cenários com base na descrição para tentar visualizar a narrativa. Dessa forma, elas ampliam o seu imaginário e exercitam a criatividade, uma habilidade socioemocional muito importante para o seu desenvolvimento.

Cultura

Contar histórias é um hábito que faz parte da humanidade há centenas de anos. Assim, a oralidade é um instrumento antigo para propagar cultura, pois por meio dela conseguimos expressar conhecimentos, sentimentos e experiências. Além de contribuir para a manutenção de costumes e tradições.

Identificação e representatividade

A literatura tem um poder incrível de gerar identificação e isso não é diferente para as crianças. Ouvindo as histórias, elas são capazes de fazer associações com suas próprias vivências e isso pode ajudá-las a encontrar e desenvolver formas de lidar com sentimentos, emoções ou dificuldades, além de estimular a memória.

Incentivo à leitura

Ouvir histórias desde a infância pode provocar nas crianças o interesse pela leitura. E ler é um ato extremamente importante para a nossa formação. Isso porque nos fornece conhecimento, amplia nosso vocabulário e exercita a imaginação. Além disso, é um instrumento para estimular a curiosidade na criança.

Liberdade de expressão

Ao contrário do que pode parecer, ouvir uma história não é um ato de passividade. Durante o momento de contação, as crianças são incentivadas e se sentem motivadas a compartilhar suas opiniões, seus pensamentos e as vivências relacionadas ao que ouvem. Isso contribui para que elas exercitem sua capacidade de expressão e observação do mundo.

Vamos praticar agora?

Se você precisa de ajuda para começar a contar histórias para o seu filho ou quer apresentar a ele novas narrativas, está no lugar certo. Como uma das ações do SPE com Você (nosso guia de estudos para casa), estamos produzindo uma série de vídeos com a atriz e contadora de histórias Fafá, do canal Fafá Conta. Toda semana, uma história nova para curtir com os pequenos. Inscreva-se em nosso canal no Youtube para não perder nenhum vídeo novo e aproveite também para assistir à playlist com os que fizemos até agora.

⟵ Voltar